quarta-feira, 26 de abril de 2017

Assembleia da CNBB assegura unidade e comunhão dos bispos do Brasil, afirma cardeal Sérgio da Rocha

Pe. Geraldo Martins

Na missa de abertura da 55ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã desta quarta-feira, 26, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, destacou que a assembleia é garantida da unidade e da comunhão do episcopado brasileiro. “O compromisso de promover a unidade é dom de Deus. Nossos esforços pela unidade, justiça e paz, em favor do Brasil e do mundo, deve ser acompanhado da oração”, disse o cardeal.

Numa referência indireta ao momento de crise pelo qual passa o país, dom Sérgio, inspirado no evangelho proclamado na liturgia, lembrou que o cristão é convidado a se aproximar da luz que é o próprio Cristo. “Discípulo de Cristo, cristão, de verdade não tem medo que as suas obras sejam manifestadas, não se esconde por trás de esquemas que não condizem com a vida cristã; jamais se deixa corromper”, sublinhou.

O cardeal condenou a corrupção e exortou os cristãos a não ficarem indiferentes ao sofrimento dos pobres. “Nós condenamos durante a corrupção, mas não podemos tolerar e reproduzir atos aparentemente pequenos de infidelidade e desonestidade no dia a dia. Nós rejeitamos a perda de direitos dos pobres e pequenos nas iniciativas políticas, mas não podemos aceitar a falta de respeito à vida e à dignidade das pessoas no cotidiano. Nós repudiamos as violações a vida nascente, como o aborto, mas não podemos ficar indiferentes as violações sofridas, ao longo da vida, pelos pobres e fragilizados”, completou.

Já no plenário, que ocorre no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao declarar aberta a 55ª Assembleia, dom Sérgio destacou que a CNBB não se restringe a discutir a vida interna da Igreja, mas também a realidade do país. “O tema central desta assembleia é a Iniciação à vida cristã, buscando responder os desafios da evangelização e colocar em prática as Diretrizes Gerais da Ação da Igreja no Brasil, que nos convidam a ser casa da iniciação cristã”, ressaltou. “Nossa assembleia não se restringe à vida interna da Igreja, mas também à vida social do país”, completou.


A assembleia, a sétima a se realizar em Aparecida (SP), termina no dia 5 de maio. Ao longo de dez dias, os bispos do Brasil discutirão temas como Educação, ministério da Palavra, celebração da palavra. Serão emitidas notas sobre o momento atual do Brasil, 1º de maio. A assembleia fará memória, ainda, dez anos da Conferência do Episcopado Latino-americano e caribenho, ocorrida em 2007, no Santuário de Aparecida.

Nenhum comentário: